Press "Enter" to skip to content

Artigos

MATRIZ 3X3______________________________________

ARRUDA, S. M; LIMA, J. P.; PASSOS, M.M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 11, n.2, p.139-160, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4200.

ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 95–115, 2017. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1213.

ARRUDA, S. D. M.; BENÍCIO, M. A.; PASSOS, M. M. Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 1–21, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457.

FOCOS DA APRENDIZAGEM_____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria, v. 11, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37734.

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; PIZA, Cristina Aparecida de Melo; FELIX, Rosélis Aparecida Bahls. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, v. 19, p. 481-498, 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251027945016.

TEIXEIRA, Lilian Aparecida ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, v. 21, p. 525-541, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n2/1516-7313-ciedu-21-02-0525.pdf.

ARRUDA, S. DE M.; PORTUGAL, K. O.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem: Revisão, Desdobramentos e perspectivas futuras. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 1, p. 91–121, 2018. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1298/672.

VICENTIN, F. R. ; PASSOS, M. M; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, A. M. Strands of learning of the teacher researcher. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 54-78, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8869.

2020____________________________________________

BENÍCIO, Marily Aparecida; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Um estudo quantitativo das conexões entre a ação docente e a ação discente em aulas de matemática, física e química em um instituto federal do Paraná. contexto & educação, v. 35, p. 456-477, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.456-477.

PIRATELO, Marcus Vinícius Martinez; ARRUDA, Sergio de Mello; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes da; PASSOS, Marinez Meneghello. Um estudo sobre as ações docentes em uma escola de 1º ciclo em Portugal. Educação em Revista (online), v. 36, p. 1-21, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698222681.

TURKE, Nathália Hernandes; PASSOS, Marinez Meneghello. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de ciências nas percepções de ex-bolsistas. Revista Ciências & Idéias, v. 11, p. 52-67, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1184.

STANZANI, Enio de Lorena; BASTOS, Fernando; PASSOS, Marinez Meneghello. Reflexões sobre os saberes docentes e a prática nos estágios: possibilidades na formação de um futuro professor de química. VIDYA, v. 40, p. 117-136, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2915.

COSTA, Thiago Queiroz; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Uma aplicação da concepção adaptativa do laboratório didático no ensino de Física. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, p. 89-105, 2020. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID716/v15_n2_a2020.pdf.

SANTOS, Ronan Santana dos; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, S. M. Percepções de formadores de professores e suas relações com o saber no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 939-955, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p965-981.id679.

RAMOS, Luara Wesley Candeu; STANZANI, Enio de Lorena; RIVELINI-SILVA, Angélica Cristina; GREGÓRIO, Ana Paula Hilário; PASSOS, Marinez Meneghello. Os saberes docentes de um futuro professor de Química mobilizados a partir do uso da História e Filosofia da Ciência. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 415-437, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p415-437.

VICENTIN, Fábio Roberto; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello. Caracterização das ações de alunos e professor em aulas de matemática fundamentadas no uso de tecnologias. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 20, p. 62-88, 2020. Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/viewArticle/2311.

LEITE, Danieli Aparecida Cristina; PASSOS, Marinez Meneghello. Percepções acerca do trabalho infantil a partir da abordagem design thinking. Revista em Tempo, v. 19, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26729/et.v19i1.3014.

Machado, Elaine da Silva; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. As relações dos aprendizes com o saber e com atividades sob a perspectiva das configurações de aprendizagem. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. E1659108266, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8266.

Benício, Marily Aparecida; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Ações discentes e a relação com o saber em aulas de Matemática, Física e Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, p. 86-107, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p86.

MOREIRA, Ana Paula; PASSOS, Marinez Meneghello . Para licenciandos em Matemática participantes do programa Residência Pedagógica: o que é formação de professores? Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23813.

ROSA, Cleci Werner Da; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 703-721, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2063.

CARVALHO, Wilson; STANZANI, Enio de Lorena; PASSOS, Marinez Meneghello; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. Ações de um licenciando em química em situação de microensino seguida de autoscopia. Revista Prática Docente, v. 5, p. 1841-1864, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1841-1864.id831.

MAULANA, Gabriel Mulalia; ARRUDA, Sergio de Mello. Teacher assessment action in mathematics classes: a study with teachers from the 2nd cycle of Mozambican general high school education. Revista ACTA SCIENTIAE, v. 22, n. 5, p. 102-121, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.5976.

GUTMANN, Ana Paula; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; ARRUDA, Sergio de Mello. Análise da aprendizagem de densidade da matéria em uma aula investigativa no Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8858.

VICENTIN, Fabio Roberto; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Objeto de aprendizagem e ações discentes. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5541.

ARAÚJO, Tamires Bartazar; LIMA, João Paulo Camargo de; PASSOS, Marinez Meneghello. Ensino por investigação: percepções docentes sobre suas práticas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 15, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/14834.

HERMANN, Wellington; JUVANELLI, Caio; FERREIRA, AVANÇO, Paula Renata Pedroso; COQUEIRO, Valdete dos Santos; PASSOS, Marinez Meneghello. O currículo matemático de um curso de formação de docentes e as manifestações dos alunos: algumas contradições. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 149-177, 2019. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/2096.

MELO, Leonardo Wilezelek Soares de; PASSOS, Marinez Meneghello; SALVI, Rosana Figueiredo. Análise de Publicações ‘Terraplanistas’ em Rede Social: Reflexões para o Ensino de Ciências sob a Ótica Discursiva de Foucault. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 275-294, 1 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u275294.

MENON, Amanda Magnago; BERNARDELLI, Marlize Spagolla; PASSOS, Marinez Meneghello. Mediando a alimentação de escolares por meio de uma sequência didática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, 1 abr. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10305.

RIBAS, Jeferson Ferreti; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 295-317, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p295.

MARTIN, George Francisco Santiago; VILAS BOAS, Anderson Camatari; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Podcasts e o interesse pelas ciências. Investigações Em Ensino De Ciências, v. 25, p. 77-98, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77.

DIAS, Mariana Passos; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Teacher Action, Student Action and its Connections in Mathematics Classes Planned with Manipulative Materials. Revista Acta Scientiae, v. 22, p. 86-104, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.4994.

ASSAI. Natany Dayani de Souza; ARRUDA, Sergio de Mello; SOUZA, Andriele Coraiola de. Percurso Formativo e o professor formador: um estudo de caso na formação de professores de Química. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-21, 2 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13088.

CORRÊA, N. N. G; PASSOS, M. M.; CORRÊA, H. E. da R. ARRUDA, S. de M. Estudo exploratório sobre o uso da palavra -metacognição- em artigos publicados em periódicos brasileiros do ensino de ciências e matemática de 2007 a 2017. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, p. 6-26, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p6.

VICENTIN, Fabio Roberto; PASSOS, Marinez Meneghello. Exploring the learning object weight fair: an experience in elementary school. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9262.

RIBAS, Jeferson Ferreti; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. A Aprendizagem para a Pesquisa em um grupo PIBID/Química. Alexandria, v. 13, n. 1, p. 295/1-317, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p295.

COSTA, Sandro Lucas Reis; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; PASSOS, Marinez Meneghello. The levels and nature of pre-service Chemistry teachers’ reflections in a public university in southern Brazil. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 78, n. 2, p. 147-166, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.33225/pec/20.78.147.

OLIVEIRA, J. V. F.; GUIMARÃES, M. H. U.; ROBERT, A. D. ; PASSOS, M. M. Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino De Física, v. 37, p. 105-126, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p105.

VICENTIN, F. R. ; PASSOS, M. M; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, A. M. Strands of learning of the teacher researcher. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 54-78, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8869.

COSTA, S. L. R.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. The levels and nature of pre-service chemistry teachers’ reflections in a public university in Southern Brazil. Problems of education in the twenty first century, v. 78, p. 147-166, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.33225/pec/20.78.147

TURKE, N. H.; MENEGUETE, H. S.; MAISTRO, V. I. A. ; MACIEIRA, O. J. D.; PASSOS, M. M. Na “trilha da natureza”: um jogo didático como proposta para o ensino de educação ambiental. Educação ambiental em ação, v. XVIII, p. 1-8, 2020. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3888.

PORTUGAL, K. O.; BROIETTI, F. C. D. Visões acerca da Natureza da Ciência de formandos de um curso de Licenciatura em Química. Actio: Docência em Ciências, v. 5, p. 1/5-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10402.

VILAS BOAS, Anderson Camatari; PASSOS, Marinez Meneghello; SILVA, Marcos Rodrigues da. A Natureza da Ciência no Ensino de Ciências no Brasil na perspectiva de pesquisadores brasileiros. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 8, n. 17. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/159.

2019____________________________________________

BROIETTI, F. C. D.; LEITE, R. F. Contextualização no ensino de ciências: compreensões de um grupo de professores em serviço. Imagens da Educação, v. 9, n. 2, p. 16-32, 16 set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.38300.

CORRÊA, H. E. da R.; ARRUDA, S. de M.; FREITAS, C. C. G.; PASSOS, M. M. O Currículo em Foco: Diálogos entre Ciência, Tecnologia e Currículo. Revista Tecnologia e Sociedade (online), v. 15, p. 271-289, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8055.

HERMANN, Wellington; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Dimensões e propriedades da relação com o saber: o desenvolvimento de um sistema de sentidos. Revista de Estudos de Cultura, v. 5, n. 14, p. 25-44, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13249.

LIMA, João Paulo Camargo de; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto. A relação com o saber e a identidade docente. Revista Estudos de Cultura, v. 5, p. 161-177, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13257.

ARRUDA, S. M.; ZAPPAROLI, F. V. D.; PASSOS, M. M. Aprendizagem de Astronomia em grupos do Facebook. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, p. 383-413, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n2p383.

TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; FRIGO, D. A.; MAISTRO, V. I. de A.; ARRUDA, S. de Mello . O que professores e alunos perguntam sobre sexualidade? Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 3, p. 110-124, 2019. http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1221.

BROIETTI, F. C. D. ; LOPES, A. S.; ARRUDA, S. de M. Evasão E Permanência Em Uma Licenciatura Em Química: Um Estudo À Luz Da Matriz Do Estudante. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 10, p. 468-496, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26514/inter.v10i29.3801.

BENÍCIO, M. A.; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M. A Study of Student Actions in the Classroom of a Campus of a Federal Institute of Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 623-647, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13577.

FILGUEIRA, S. S.; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, Marinez Meneghello . Configurações de Aprendizagem e Saberes Docentes. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 44, p. e77588, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362019000100605&script=sci_arttext&tlng=pt.

RIBEIRO, Fabiana Guerra; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; PASSOS, Marinez Meneghello. Caracterizando as concepções de licenciandos de um curso de ciências biológicas sobre o desenvolvimento profissional docente. Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 1,  2019. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2341.

VILAS BOAS, A. ; PASSOS, M. M.; COSTA, N. M. V. N. da ; SILVA, M. R. da . A Natureza da Ciência no ensino das Ciências em portugal na perspectiva de pesquisadores portugueses. REVASF – Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, p. 112-144, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/159.

POLIZEL, A. L.; OLIVEIRA, M. A. ; PASSOS, M. M. PIBID Ciências e biologia: percepções sobre currículos, educação e projeto escola sem partido. Textura – ULBRA, v. 21, p. 305-326, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4874/0.

BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E. L. ; DESSIMONE, M. L. A construção do perfil de um grupo PIBID/Química a partir das memórias como um instrumento de coleta de dados. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. 1-23, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210105.

BROIETTI, F. C. D.; NORA, P. S. ; COSTA, S. L. R.  Dimensions of Science Learning: a study on PISA test questions involving chemistry content. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 21, p. 95-115, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/4947.

2018____________________________________________

BALLESTERO, H. C. E.; ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. A aprendizagem da linguagem física em um curso de introdução à Mecânica Clássica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 2–19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p2/36096.

PORTUGAL, K. O.; ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Free-choice teaching: how YouTube presents a new kind of teacher. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 183–199, 2018. Disponível em: https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_1_9_ex1217.pdf.

VICENTIN, F. R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. Ações de estudantes em aulas de Matemática diante da Lousa Digital e de objetos de aprendizagem. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, n. 14, p. 154–178, 2018. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1708>.

CARVALHO, D. F.; ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. Zetetiké, v. 26, n. 2, p. 318–336, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8649577/18155>.

ASSAI, N. D. DE S.; ARRIGO, V.; BROIETTI, F. C. D. Uma proposta de mapeamento em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 1, p. 150–166, 2018. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1380/675>.

ARRUDA, S. DE M.; PORTUGAL, K. O.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem: Revisão, Desdobramentos e perspectivas futuras. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 1, p. 91–121, 2018. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1298/672>.

CORRÊA, H. E. DA R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. Estudantes do Ensino Médio e os Focos da Aprendizagem Científica: um possível mapeamento. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 2, p. 149–165, 2018. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1354/714>.

NORA, P. DOS S.; BROIETTI, F. C. D. Um estudo das Práticas Científicas em questões do PISA. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 13, n. 1, p. 1–14, 2018. Disponível em: <http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/12552/45454575758618>.

HACHIYA, J. S. DE A. et al. Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza: perspectivas a respeito da participação em uma oficina de ensino. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n. 1, p. 19–36, 2018. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/759>.

MACIEL, F. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Pesquisas em Ensino de Ciências com Metodologia Interventiva: O que Fazem os Pesquisadores da Área? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 549–579, 2018. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/10849/8721>.

ANDRADE, E. C. DE; ARRUDA, S. DE M.; PASSOS, M. M. Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 349–368, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2158/2194>.

SOUZA, M. C. C. DE; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Evidências da aprendizagem docente em licenciandos de um curso de Química. Vidya, v. 38, n. 2, p. 163–179, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2158/2194>.

CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. Metacognição e as relações com o saber. Ciência & Educação, v. 24, n. 2, p. 517–534, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200517&lng=pt&tlng=pt>.

CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Perfil Metacognitivo (Parte II): Aplicação de instrumento de análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 230–244, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/932/pdf>.

ARRUDA, S. D. M.; DE ARAÚJO, R. N.; PASSOS, M. M. A identidade docente e as relações com o saber em sala de aula: um estudo realizado com estudantes de uma licenciatura em Ciências Biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 01, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/809>.

BROIETTI, F. C. D.; FERRACIN, T. P.; ARRIGO, V. Explorando o conceito “densidade” com estudantes do ensino fundamental. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 201–217, 2018. Disponível em: <http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/11572>.

BOAS, A. C. V.; PASSOS, M. M.; SILVA, M. R. A Natureza da Ciência no Ensino de Ciências no Brasil na perspectiva de pesquisadores brasileiros. Revista de Educação do Vale do São Francisco, v. 8, n. 17, p. 151-183, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/159>.

LOURENÇO, G. C.; PASSOS, M. M. O que descrevem ser ciência estudantes de um curso de Ciências Biológicas? Revista Ciências & Ideias, v. 9, n. 3, p. 151-183, 2018. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/976/616>.

PASSOS, A. M. ; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Um estudo sobre teorias de aprendizagem nas áreas de Educação Matemática e Educação/Ensino. OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO), v. 21, p. 75-89, 2018. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505>.

ASSAI, N. D. de S.; BROIETTI, F. C. D.; ARRUDA, S. de M. O estágio supervisionado na formação inicial de professores: Estado da arte das pesquisas nacionais da área de Ensino de Ciências. Educação em Revusta (UFMG. impresso), v. 34, p. 1-44, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100189&lng=pt&nrm=iso>.

CARVALHO, D. F.; ARRUDA, S. de M. ; PASSOS, M. M. Um estudo das mudanças das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. ZETETIKÉ (On-line), v. 26, p. 318-336, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649577>.

SOUZA, A. C. ; BROIETTI, F. C. D. Planejamento de aulas experimentais de química: um estudo na formação inicial. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, p. 187-210, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1160>.

2017____________________________________________

HERMANN, Wellington; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Modelos Representativos de um Sistema Didático e a Criação de um Instrumento para Analisar a Relação com o Saber Matemático. Acta Scientiae, v. 19, n. 6, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3048.

MACIEL, F. G.; VERDEAUX, M. DE F. DA S. Uma proposta de critérios para avaliação de livro didático digital de Física. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 31–52, 2017. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1209>.

BACCON, A. L. P. et al. Educação em valores : possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 23–34, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6167>.

ARRUDA, S. DE M.; PASSOS, M. M.; ELIAS, R. C. Percepções de professores de Física do Ensino médio sobre o sistema blocado. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 132–154, 2017. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/arruda-passos-elias.htm>.

MAISTRO, V. I. DE A. et al. Modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências. Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 2, p. 165–176, 2017. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/685/525>.

SOUZA, A. C. DE; CRISTIANE, F.; BROIETTI, D. Análise em anais do ENPEC sobre a temática Avaliação em Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 1, p. 122–142, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730>.

ANDRADE, E. C. DE; ARRUDA, S. D. M. Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 19, n. 2, p. 254–276, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2819/2302>.

CARVALHO, D. F. et al. Relações com o saber , com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 119–144, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/28050>.

OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 4, p. 979–994, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400979&lng=pt&tlng=pt>.

ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 95–115, 2017. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1213>.

RIBAS, J. F. et al. Soluções saturada , insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 61–79, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795>.

PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. D. M. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma Proposta De Instrumento De Análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 176–191, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/768>.

DIAS, M. P. et al. Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 7, n. 2, p. 66–75, 2017. Disponível em: <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/144/133>.

ARRIGO, V.; LORENCINI JÚNIOR, Á.; BROIETTI, F. C. D. A Autoscopia Bifásica Integrada Ao Microensino: Uma Estratégia De Intervenção Reflexiva Na Formação De Professores De Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 01, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/191>.

BROIETTI, F. C. D. Processos avaliativos em larga escala e suas implicações para o Ensino de Química. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 121–147, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/revisado 2/0>.

OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem Docente: Um Estudo com Professores de Química Ex-Bolsistas do PIBID. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 75–95, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p75>.

JÚNIOR, A. G. M.; BOAS, A. C. V.; PASSOS, M. M. RPG pedagógico como ferramenta alternativa para o ensino de Física no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 372–403, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p372>.

CRISTIANE, F.; BROIETTI, D. Caracterizando Questões de Química em Processos Avaliativos de Larga Escala: Uma Análise Comparativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 105–133, 2017. Disponível em: <https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2739>.

FEJOLO, T. B.; PASSOS, M. M. A Socialização Dos Saberes Docentes: a Comunicação E a Formação Profissional No Contexto Do Pibid/Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 103–126, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/390>.

ARRUDA, S. D. M.; BENÍCIO, M. A.; PASSOS, M. M. Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 1–21, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457>.

ARAÚJO, R. N. DE et al. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do PIBID. Acta Scientiae, v. 19, n. 4, p. 601–618, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3037>.

VICENTIN, F. R.; MARINE. Objeto de aprendizagem como recurso da lousa digital na exploração de frações. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 53–71, 2017. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1211>.

ASSAI, N. D. DE S.; ARRIGO, V.; ARRUDA, S. D. M. Percepções de licenciandos em Química sobre a Educação a Distância: reflexões e propostas. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 1, p. 80–97, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740>.

NORA, P. DOS S.; BROIETTI, F. C. D. Um estudo das questões de Ciências do PISA: analisando os conceitos transversais. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, p. 60–78, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991>.

PIRATELO, M. V. M. et al. As relações epistêmicas com os saberes docentes em sala de aula em um PIBID/Física. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 165–181, 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/recm/article/view/3968>.

PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Uma análise das ações do professor em uma sala de aula em que estão presentes estudantes com deficiência visual. Ciência & Educação, v. 23, n. 2, p. 541–556, 2017. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2510/251051215016/>.

DIAS, M. P. et al. Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 7, n. 2, p. 66–75, 2017. Disponível em: <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/144/133>.

2016____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello; DARTORA, Tatiany Mottin ; ARRUDA, Sergio de Mello ; FEJOLO, Thomas Barbosa . Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 148-181, 2016. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613

SANTOS, Maria Aparecida da Conceição dos ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; Viscovini, Ronaldo Celso . Geração de imagens animadas GIF com o Mathematica®: Simulações didáticas de ondas eletromagnéticas e polarização da luz. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. 1502-1-1502-2, 2016. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000100602

Viscovini, Ronaldo Celso ; SABINO, Ana Cláudia ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Programa Focus: praticidade na análise dos dados. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 11-23, 2016. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3010

PASSOS, Marinez Meneghello; MAISTRO, V. I. A. ; ARRUDA, Sergio de Mello . A relação com a docência no estágio supervisionado do curso em Ciências Biológicas. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 14, p. 99-127, 2016. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/794

Ortiz, Etiane ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a Escolha pela Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 14, p. 55-70, 2016. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/802

MARTIN, George Francisco Santiago ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello. O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 46-61, 2016. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/25

STANZANI, Enio de Lorena ; OBARA, Cassia Emi ; PASSOS, Marinez Meneghello . Uma análise da formação inicial e continuada de professores no pibid/química da Universidade Estadual de Londrina. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 102-126, 2016. http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/393

SOUZA, M. C. C. ; BROIETTI, Fabiele C. Dias ; PASSOS, Marinez Meneghello . Percepções de estudantes de Química acerca do ensinar e do aprender. Acta Scientiae (ULBRA), v. 18, p. 145-165, 2016. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1659

HERMANN, W. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, E. S. da ; ARRUDA, Sergio de Mello . As percepções de estudantes de uma licenciatura em Matemática a respeito dos processos formativos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 237-256, 2016. http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1233

PIRATELO, M. V. M. ; TEIXEIRA, L. A. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; OBARA, Cassia Emi . Relações Pessoais com o Saber sob a Perspectiva do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Física no PIBID. Revista Acta Scientiae, v. 18, p. 735-755, 2016. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1823

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 21, p. 514-537, 2016. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4287

ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; PEDRO, Clelder Luis . O Facebook pode ajudar a aprender. Neuroeducação, v. 8, p. 60-64, 2016.

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A Não Neutralidade Axiológica do Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 499-520, 2016. https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2835

2015____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. A relação com o saber na sala de aula. IX Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Mesa-redonda Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática. Aracaju-SE, 18 de setembro de 2015.http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf 

MACHADO, Elaine da Silva; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; MAISTRO, Virginia Iara de Andrade. Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v.8, p. 71-86, 2015. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973

PEDRO, Clelder Luiz ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello .Aprendizagem científica no facebook. Alexandria (UFSC), v. 8, p. 3-19, 2015. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p3

TEIXEIRA, Lilian Aparecida ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, v. 21, p. 525-541, 2015. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n2/1516-7313-ciedu-21-02-0525.pdf

ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Andrade, Edelaine Cristina de ; Piratelo, Marcus Vinicius Martinez . Aprendizagem científica no trabalho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 32, p. 263, 2015. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n1p263

LIMA, João Paulo Camargo de ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Döhl, Viviane Vanessa . Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciência & Educação, v. 21, p. 869-891, 2015. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132015000400006&script=sci_abstract

PASSOS, Angela Meneghello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise das teses produzidas no Brasil entre 2001 e 2011. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05, p. 87-110, 2015. http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/183

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Os focos da aprendizagem docente (FAD) como valores gerais para a formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 15-34, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/57

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello . Filosofia dos valores: uma compreensão histórico-epistemológica da ciência axiológica. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 20, p. 123-160, 2015. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3200

BROIETTI, Fabiele C. Dias ; Santin Filho, Ourides ; PASSOS, Marinez Meneghello . Uma análise da temática avaliação em Química em artigos de revistas da área de ensino no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 10, p. 42-54, 2015. https://issuu.com/atomoealinea/docs/rebeq_v10_n2

BALLESTERO, Henrique Cesar Estevan ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . O aprendizado da sintaxe da linguagem Física. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 1-20, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/20/5

Ortiz, Etiane ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . Investigando o que estudantes do curso de Ciências biológicas pensam a respeito da História da Ciência. Contexto & Educação, v. 30, p. 117-137, 2015. https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3216

PASSOS, Angela Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . Análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 84-115, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/30

2014____________________________________________

CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello. A autoscopia e o desenvolvimento da autonomia docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 10, n. 20, p. 80-100, 2014 http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2300/2534

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; LABURÚ, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. ; BATISTA, Irinéa de Loudes . Um Equipamento Demonstrativo De Levitação Magnética De Uma Bobina Com Automatização Adaptada Aos Museus De Ciência E Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 31, p. 78-97, 2014.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n1p78

Piratelo, Marcus Vinicius Martinez ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 31, p. 493-517, 2014.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n3p493

Lucas, Lucken Bueno ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Sérgio de Mello Arruda .Axiologia e o processo de formação inicial de professores de biologia. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 645-665, 2014.

http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID347/v18_n3_a2013.pdf

Ramos, Fernanda Peres ; SILVA, Marcos Rodrigues da ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . Evidências no discurso acadêmico sobre o Projeto Genoma Humano: entre o discurso epistemológico e a apropriação de uma abordagem social. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, p. 373-394, 2014.

http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4829568

Conti, Regina Paula ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: À LUZ DE UM NOVO INSTRUMENTO DE ANÁLISE. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 04, p. 183-208, 2014.

http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/197

BROIETTI, Fabiele C. Dias ; Santin Filho, Ourides ; PASSOS, Marinez Meneghello .Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do ENEM (1998-2011). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 233-260, 2014.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.pucpr.br%2Freol%2Findex.php%2Fdialogo%3Fdd99%3Dpdf%26dd1%3D12618&ei=RbUtVYyHHuTksASc64DYDQ&usg=AFQjCNE54H4Mp6ZFUUEi_BQmIva3gWP0yQ&sig2=M-5xSzN6h2EhfGxiNpYogQ

2013____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; ANDRADE, Edelaine Cristina ; ARRUDA, Sergio de Mello . Uma educação geométrica apresentada no Boletim Gepem (1976-2010). Boletim GEPEM (Online), v. 62, p. 135-152, 2013.

http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=1098

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; ALMEIDA, Amarildo Ramos ; ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes ; ARRUDA, Sergio de Mello . Convergência e divergência de raios de luz por lentes e espelhos: um equipamento para ambientes planejados de educação informal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 427-439, 2013. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p427

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; ARRUDA, Sergio de Mello ; LABURÚ, Carlos Eduardo ; BUENO, Eliana Aparecida Silicz . Pêndulo De Wilberforce: Uma Proposta De Montagem Para Ambientes Educativos Informais E Laboratórios Didáticos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 409-426, 2013.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p409

SILVA, Marcos Rodrigues da ; PASSOS, Marinez Meneghello ; VILAS BOAS, A. . A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo. Ciência & Educação, v. 19, p. 599-616, 2013.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132013000300007&script=sci_abstract&tlng=pt

BROIETTI, Fabiele C. Dias ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Santin Filho, Ourides ; SOUZA, J. N. . ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO DESLOCAR O EQUILÍBRIO PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 15, p. 217-233, 2013.http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/1343/1343

VILAS BOAS, A. ; SILVA, Marcos Rodrigues da ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: DEBATES E CONSENSOS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 287-322, 2013.https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p287

PASSOS, Angela Meneghello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A Educação Matemática Inclusiva no Brasil: uma análise baseada em artigos publicados em revistas de Educação Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 1-22, 2013.http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbect/article/view/1516

FEJOLO, Thomas Barbosa ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . APRENDIZAGEM CIENTÍFICA INFORMAL NO PIBID: IDENTIFICANDO E INTERPRETANDO OS FOCOS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 628-649, 2013.https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/2175-7941.2013v30n3p628/25606

MORYAMA, N. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello .Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 191-210, 2013.http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2013/11/Nayara.pdf

2012____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . DA PSICANÁLISE AO ENSINO DE CIÊNCIAS: O DESEJO DO DOCENTE E O PROFESSOR COMO UM LUGAR . Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 69-80, 2012.http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251022206005

SILVA, André Gustavo Oliveira da ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SALVI, Rosana Figueiredo . O que pensam sobre o erro matemático estudantes do terceiro ano do Ensino Médio?. Boletim GEPEM, v. 60, p. 1-23, 2012.http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=646

STANZANI, Enio de Lorena ; PASSOS, Marinez Meneghello ; BROIETTI, Fabiele C. Dias . OS OBJETIVOS DO PIBID: INCENTIVO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.. Química Nova na Escola (Impresso), v. 34, p. 210-219,2012.https://www.google.com.br/url?a=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fqnesc.sbq.org.br%2Fonline%2Fqnesc34_4%2F07-PIBID-68-12.pdf&ei=NQAhU_XNKpHLkAe5oYCACw&usg=AFQjCNELttSo2hI2deja7rjIjI6ukEdlfQ&sig2=4IGWN5SDAu-BZY1GfYTY7g&bvm=bv.62922401,d.eW0

RAMOS, Fernanda Peres ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . Os acontecimentos pós-genômicos: formações discursivas em ambientes informais. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 406-430, 2012.http://connection.ebscohost.com/c/articles/85850351/os-acontecimentos-p-s-gen-micos-forma-es-discursivas-em-ambientes-informais

TORTOLA, E. ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; PASSOS, Marinez Meneghello .OS REGISTROS DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR À LUZ DE UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO. Perspectivas da Educação Matemática, v. 5, p. 31-44, 2012.

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; ALVES, Denis Rogério Sanches . A educação não formal no Brasil: seus objetivos e metodologias de coleta de dados (1979-2008). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 131-150, 2012.http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/325

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes ; ARRUDA, Sergio de Mello . Demonstrações em Óptica Geométrica: uma proposta de montagem para ambientes de educação não-formal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 1188-1199, 2012.https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n3p1188

2011____________________________________________

ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto ; ARRUDA, Sergio de Mello . A Relação do Estagiário Consigo Mesmo Enquanto Futuro Professor de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, p. 98-117, 2011.

PASSOS, Marinez Meneghello ; OLIVEIRA, Bruno Kerber ; SALVI, Rosana Figueiredo . As Questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM : um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educação Matemática Pesquisa (Impresso), v. 13, p. 313-335, 2011.http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6113

2010____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . OS SENTIDOS SOBRE O PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO EM 15 ANOS DE ZETETIKÉ: 1993-2007. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 51-108, 2010.http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2811

BACCON, Ana Lucia Pereira ; ARRUDA, S. M. . Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado.Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 16, p. 507-524, 2010.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.redalyc.org%2Fpdf%2F2510%2F251019456001.pdf&ei=TA4hU4WAKMfLkAe7sYCACA&usg=AFQjCNF4iRuyIOqy5eqqK-1MStE4liwxbQ&sig2=itjGfsALe0ft7drAsTW5uw

PASSOS, Angela Meneghello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . O CAMPO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ARTIGOS DE REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 15 (1), p. 219-255, 2010.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2Fienci%2Fartigos%2FArtigo_ID235%2Fv15_n1_a2010.pdf&ei=DwEhU6naI5CrkAflo4CIDg&usg=AFQjCNHMDQEBVCiyDjYvQ3r2iS4eVe2VNQ&sig2=_E10g_rtnd-sykpEG4ROdw&bvm=bv.62922401,d.eW0

BALLESTERO, Henrique Cesar Estevan ; ARRUDA, S. M. . Avaliação formativa em um curso introdutório de mecânica clássica: um estudo de caso. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, p. 168-185, 2010. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Freec.uvigo.es%2Fvolumenes%2Fvolumen9%2FART10_VOL9_N1.pdf&ei=zw0hU_xUzMyQB_m1gIgG&usg=AFQjCNG_4tV5bnjXnUXeZ5w5B_zV40lanw&sig2=2PXuQOLeQoEVFgyK1eRd-A

Fregolente, Alexandre ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello .A Ciência em Peças como proposta de divulgação científica. Boletim Museu Histórico de Londrina, v. 2, p. 12-17, 2010.http://pt.scribd.com/doc/185003158/Fregolente-e-Outros-Ixenseciencias

Rogério Sanches Alves, Denis ; PASSOS, Marinez Meneghello ; de Mello Arruda, Sergio . A educação não formal em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil (1979-2008). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, p. 16-40, 2010.http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbect/article/view/623

KLEIN, A. E. ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes . OS SENTIDOS DA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA: UMA ANÁLISE COM BASE NA RELAÇÃO COM O SABER. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 10, p. 37-54, 2010.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.relea.ufscar.br%2Fnum10%2FRELEA_A3_n10.pdf&ei=VwEhU-GzEMSzkAesmYHADg&usg=AFQjCNGa5xomTn97JUwC5jEUutQZzYralw&sig2=sGf9R3sWz21YDfIjlAhKDg&bvm=bv.62922401,d.eW0

2009____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . A formação do professor e seus sentidos em 23 anos do Bolema: 1985-2007. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 1, p. 209-236, 2009.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2Fienci%2Fartigos%2FArtigo_ID235%2Fv15_n1_a2010.pdf&ei=swEhU7PZEpHfkQeUtIGoBg&usg=AFQjCNHMDQEBVCiyDjYvQ3r2iS4eVe2VNQ&sig2=ZpsY7rP4UQpGKhV5R6khxg&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . AS CONCEPÇÕES SOBRE O PROFESSOR EM 32 ANOS DE BOLETIM GEPEM: 1976 2007. Boletim GEPEM, v. 53, p. 93-119, 2009.http://www.zentralblatt-math.org/matheduc/en/?q=au:Nardi,+R*

2008____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello .Análises preliminares de revistas da área de educação matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 19-37, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0CGgQFjAH&url=http%3A%2F%2Frevistas.utfpr.edu.br%2Fpg%2Findex.php%2Frbect%2Farticle%2FviewFile%2F230%2F202&ei=gQIhU9qtGo6OkAf5q4CYBg&usg=AFQjCNGTMXNnIeQVRiL3J39Sfih86nONZQ&sig2=sfYZKwOyPrq7eChnk8JW4g&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; Prins, Simone Aparecida ; CARVALHO, Marcelo Alves de . ‘Memórias’: um metodologia de coleta de dados – dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-18, 2008.http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/58

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello .Análises preliminares de revistas da área de educação matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 19-37, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Frevistas.utfpr.edu.br%2Fpg%2Findex.php%2Frbect%2Farticle%2FviewFile%2F230%2F202&ei=UwMhU5i9M8ndkQebw4C4DA&usg=AFQjCNGTMXNnIeQVRiL3J39Sfih86nONZQ&sig2=HHx2OfcOqHPEXJCQLV5DzQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . O campo formação de professores em revistas brasileiras da área de educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, p. 41-92, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0CEAQFjAC&url=http%3A%2F%2Frevistas.pucsp.br%2Findex.php%2Femp%2Farticle%2Fdownload%2F1644%2F1060&ei=jQMhU5i0NYeekQf56ICgAQ&usg=AFQjCNH-AxhjmIDoWVkdm6V1foZuSnwX5w&sig2=CwfGSZEzExiHV83EMIF2FQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

Verona, Matheus Fabricio ; Mori, Horácio ; ARRUDA, S. M. . RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-20, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.portal.fae.ufmg.br%2Fseer%2Findex.php%2Fensaio%2Farticle%2FviewFile%2F151%2F630&ei=FA8hU-emG4O0kQfZ-IGgAw&usg=AFQjCNHn3ElQXreg2Fy7UrodzSgUvewjZQ&sig2=Y98pjta_-xj44TK8PK1oNw

BARROS, Marcelo Alves ; Vivian, Nancí Miksza ; ARRUDA, S. M. ; COSTA, Luciano Gonsalves ; LABURÚ, Carlos Eduardo . Dinámica Discursiva de una Profesora de Ciencias en una Clase sobre Conocimiento Físico. Revista de Enseñanza de la Física, v. 21, p. 43-57, 2008.

http://biblat.unam.mx/pt/revista/revista-de-ensenanza-de-la-fisica/articulo/dinamica-discursiva-de-una-profesora-de-ciencias-en-una-clase-sobre-conocimiento-fisico

2007____________________________________________

ARRUDA, S. M. ; BACCON, Ana Lucia Pereira . O PROFESSOR COMO UM LUGAR : UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 9, p. 1-20, 2007. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/123

2006____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello ; CARVALHO, Marcelo Alves de ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVEIRA., F. L. . DADOS COMPARATIVOS SOBRE A EVASÃO EM FÍSICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: 1996 A 2004. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, p. 000-021, 2006.http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/dados-comparativos-evasão-em-fisica-matematica-quimica-biologia-da-universidade/id/57915912.html

BARROS, Marcelo Alves ; ARRUDA, S. M. ; LABURÚ, Carlos Eduardo ; BATISTA, Michel Corci ; SILVA, Andréia Itami da . Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 8, p. 1-14, 2006. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/111

2005___________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; UENO, Michele Hidemi ; GUIZELINI, Alessandra ; MARTINS, João Batista . O pensamento convergente, o pensamento divergente e a formação de professores de Ciências e Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianóipolis, v. 22, n.2, p. 220-239, 2005.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufsc.br%2Findex.php%2Ffisica%2Farticle%2Fdownload%2F6386%2F13269&ei=NwQhU7yzBYi2kAeii4GwCA&usg=AFQjCNEuzLno-OjTtzC0qts5fJ0tq2Hxtg&sig2=0Sd0Jz8mslgqXxZI46qHpQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; MARTINS, João Batista . Ser professor de matemática: escolhas, caminhos, desejos.. Ciência e Educação (UNESP), v. 3, p. 471-482, 2005.http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251019515010


GUIZELINI, Alessandra
 ; ARRUDA, S. M. ; CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de ; LABURÚ, Carlos Eduardo . O gostar de Matemática: em busca de uma interpretação psicanalítica. Bolema (Rio Claro), Rio Claro., v. 23, p. 23-40, 2005.

http://www2.rc.unesp.br/bolema/?q=bolema/23

2004_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; VILLANI, Alberto ; UENO, Michele Hidemi ; DIAS, Valéria Silva . Da aprendizagem significativa à aprendizagem satisfatória na educação em ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n.2, p. 192-221, 2004. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6432

VILLANI, Alberto ; ARRUDA, S. M. ; BARROS, Marcelo Alves . Impasses na Sala de Aula de Ciências: a Psicanálise Pode Auxiliar?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, p. 31-44, 2004. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Frevistas.if.usp.br%2Frbpec%2Farticle%2Fdownload%2F141%2F126&ei=8xIhU9yRNIjTkQfy4oHQDg&usg=AFQjCNG66u5zLcBIEVBzhxnl-AKlOpq-PA&sig2=yyD0OhxtzOrx67whtW1Z9A&bvm=bv.62922401,d.eW0

LABURÚ, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . A construção de uma bobina de Tesla para uso em demonstrações na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n.Especial, p. 217-226, 2004.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10008

ARRUDA, S. M. ; TOGINHO FILHO, Dari de Oliveira . Laboratório Caseiro de Física Moderna. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n.Especial, p. 390-394, 2004. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10028

2003_________________________________________
VILLANI, Alberto ; SANTANA, D. A. ; ARRUDA, S. M. . Perfil subjetivo: estudos de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n.3, p. 336-371, 2003. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6529

LABURÚ, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. ; NARDI, Roberto . Pluralismo metodológico para o Ensino de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 9, n.2, p. 247-260, 2003. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Fciedu%2Fv9n2%2F07.pdf&ei=gRMhU9i1Co_rkQe-14GgCQ&usg=AFQjCNGW9FxpkOyD9syGjucnTYBn4IYAfA&sig2=Jb47Qf6X6mIc9ouLdVjBDQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

ARRUDA, S. M. ; UENO, Michele Hidemi . Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de Física da Universidade Estadual de Londrina:algumas reflexôes. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 9, n.2, p. 159-175, 2003.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Fciedu%2Fv9n2%2F02.pdf&ei=qhMhU-wG0OuRB5j-gPAC&usg=AFQjCNE5kOqJyWjQTutuq9ABl8qP-0yjTQ&sig2=_d0_Iy-cuGTxUaOc89MiAg&bvm=bv.62922401,d.eW0

2002____________________________________________

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . Reflexões críticas sobre as estratégias instrucionais construtivistas na educação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n.4, p. 477-488, 2002. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172002000400015&script=sci_arttext

2001____________________________________________


 ARRUDA, S. M. ; SILVA, Marcos Rodrigues ; LABURU, Carlos Eduardo . Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS), Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 1-12, 2001. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2Fienci%2Fartigos%2FArtigo_ID70%2Fv6_n1_a2001.pdf&ei=5hMhU4mWNcKAkQfK8YCoDA&usg=AFQjCNHSm0dcZI1N3gFuQCBwvWLfKgTLNA&sig2=IFlDbMl1Wg1zPeXlERH6IA&bvm=bv.62922401,d.eW0

1998_________________________________________

VILLANI, Alberto ; ARRUDA, S. M. . Special Theory of Relativity, Conceptual Change and History of Science. Science & Education (Dordrecht), Amsterdam, v. 7, n.1, p. 85-100, 1998. http://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1008609018266

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . Um instrumento pedagógico para situações de controvérsia e conflito cognitivo. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 20, n.3, p. 259-269, 1998. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n1/v8_n1_a1.htm

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. ; NARDI, R. . Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, Brasil, v. 5, n.2, p. 23-38, 1998. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200003

1997_________________________________________

VILLANI, Alberto ; ARRUDA, S. M. . Special Theory of Relativity

ARRUDA, S. M. . A capacitação de professores em serviço da Renop entre 1991-1997: um balanço. Cadernos Renop, Londrina, v. 4, p. 61-65, 1997.

1996_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; VILLANI, Alberto . Sobre as origens da Relatividade Especial: relações entre quanta e relatividade em 1905. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n.1, p. 32-47, 1996.

ARRUDA, S. M. ; LABURU, Carlos Eduardo . Considerações sobre a função do experimento no ensino de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), UNESP. Bauru, v. 3, p. 14-24, 1996. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200003&lng=en&nrm=iso

1995________________________________________

ARRUDA, S. M. ; VILLANI, Alberto . Mudança conceitual no ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 11, n.2, p. 88-99, 1995.

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=cbef&cod=_mudancaconceitualnoensin

1993_________________________________________

ARRUDA, S. M. . Metáforas na Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n.1, p. 25-37, 1993.

1992_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; NARDI, R. . Planejamento de curso através da técnica de resolução de problemas: um exemplo. Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 10, n.2, p. 237-240, 1992.

ARRUDA, S. M. ; NARDI, Roberto . Planejamento de curso através da resolução de problemas: um exemplo. Cadernos Renop, Londrina, v. 1, p. 32-39, 1992.

1991_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; TOGINHO FILHO, Dari de Oliveira . Laboratório caseiro de Física Moderna. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 8, n.3, p. 232-236, 1991.

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . A construção da bobina de Tesla para demonstrações em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 8, n.1, p. 64-75, 1991.

1979_________________________________________

JURAITS, K. R. ; TANNOUS, A. ; JURAITS, E. R. M. ; ARRUDA, S. M. . Movimento de projétil: um equipamento para o laboratório de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 1, n.2, p. 3, 1979.