Press "Enter" to skip to content

Artigos

MATRIZ 3X3______________________________________

ARRUDA, S. M; LIMA, J. P.; PASSOS, M.M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 11, n.2, p.139-160, 2011.http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/265/243

FAD_____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria, v. 11, 2012.https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37734

FAC_____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; PIZA, Cristina Aparecida de Melo; FELIX, Rosélis Aparecida Bahls. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, v. 19, p. 481-498, 2013.http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251027945016

2018____________________________________________

BALLESTERO, H. C. E.; ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. A aprendizagem da linguagem física em um curso de introdução à Mecânica Clássica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 2–19, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p2/36096>.

PORTUGAL, K. O.; ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Free-choice teaching: how YouTube presents a new kind of teacher. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 183–199, 2018. Disponível em: <https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_1_9_ex1217.pdf>.

VICENTIN, F. R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. Ações de estudantes em aulas de Matemática diante da Lousa Digital e de objetos de aprendizagem. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, n. 14, p. 154–178, 2018. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1708>.

CARVALHO, D. F.; ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. Zetetiké, v. 26, n. 2, p. 318–336, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8649577/18155>.

ASSAI, N. D. DE S.; ARRIGO, V.; BROIETTI, F. C. D. Uma proposta de mapeamento em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 1, p. 150–166, 2018. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1380/675>.

ARRUDA, S. DE M.; PORTUGAL, K. O.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem: Revisão, Desdobramentos e perspectivas futuras. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 1, p. 91–121, 2018. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1298/672>.

CORRÊA, H. E. DA R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. Estudantes do Ensino Médio e os Focos da Aprendizagem Científica: um possível mapeamento. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 2, n. 2, p. 149–165, 2018. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/download/1354/714>.

NORA, P. DOS S.; BROIETTI, F. C. D. Um estudo das Práticas Científicas em questões do PISA. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 13, n. 1, p. 1–14, 2018. Disponível em: <http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/12552/45454575758618>.

HACHIYA, J. S. DE A. et al. Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza: perspectivas a respeito da participação em uma oficina de ensino. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n. 1, p. 19–36, 2018. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/759>.

MACIEL, F. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Pesquisas em Ensino de Ciências com Metodologia Interventiva: O que Fazem os Pesquisadores da Área? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 549–579, 2018. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/10849/8721>.

ANDRADE, E. C. DE; ARRUDA, S. DE M.; PASSOS, M. M. Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 349–368, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2158/2194>.

SOUZA, M. C. C. DE; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Evidências da aprendizagem docente em licenciandos de um curso de Química. Vidya, v. 38, n. 2, p. 163–179, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2158/2194>.

CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. DE M. Metacognição e as relações com o saber. Ciência & Educação, v. 24, n. 2, p. 517–534, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200517&lng=pt&tlng=pt>.

CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Perfil Metacognitivo (Parte II): Aplicação de instrumento de análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 230–244, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/932/pdf>.

ARRUDA, S. D. M.; DE ARAÚJO, R. N.; PASSOS, M. M. A identidade docente e as relações com o saber em sala de aula: um estudo realizado com estudantes de uma licenciatura em Ciências Biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 01, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/809>.

BROIETTI, F. C. D.; FERRACIN, T. P.; ARRIGO, V. Explorando o conceito “densidade” com estudantes do ensino fundamental. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 201–217, 2018. Disponível em: <http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/11572>.

2017____________________________________________

MACIEL, F. G.; VERDEAUX, M. DE F. DA S. Uma proposta de critérios para avaliação de livro didático digital de Física. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 31–52, 2017. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1209>.

BACCON, A. L. P. et al. Educação em valores : possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 23–34, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6167>.

ARRUDA, S. DE M.; PASSOS, M. M.; ELIAS, R. C. Percepções de professores de Física do Ensino médio sobre o sistema blocado. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 132–154, 2017. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss1articles/arruda-passos-elias.htm>.

MAISTRO, V. I. DE A. et al. Modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências. Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 2, p. 165–176, 2017. Disponível em: <http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/685/525>.

SOUZA, A. C. DE; CRISTIANE, F.; BROIETTI, D. Análise em anais do ENPEC sobre a temática Avaliação em Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 1, p. 122–142, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730>.

ANDRADE, E. C. DE; ARRUDA, S. D. M. Categorias das ações didáticas do professor de Matemática em sala de aula. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 19, n. 2, p. 254–276, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2819/2302>.

CARVALHO, D. F. et al. Relações com o saber , com o ensinar e com a aprendizagem em um projeto de formação inicial de professores de matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 119–144, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/28050>.

OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 4, p. 979–994, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400979&lng=pt&tlng=pt>.

ARRUDA, S. D. M.; PASSOS, M. M. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 95–115, 2017. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1213>.

RIBAS, J. F. et al. Soluções saturada , insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 2, p. 61–79, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6795>.

PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. D. M. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma Proposta De Instrumento De Análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 176–191, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/768>.

DIAS, M. P. et al. Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 7, n. 2, p. 66–75, 2017. Disponível em: <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/144/133>.

ARRIGO, V.; LORENCINI JÚNIOR, Á.; BROIETTI, F. C. D. A Autoscopia Bifásica Integrada Ao Microensino: Uma Estratégia De Intervenção Reflexiva Na Formação De Professores De Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 01, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/191>.

BROIETTI, F. C. D. Processos avaliativos em larga escala e suas implicações para o Ensino de Química. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 121–147, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/revisado 2/0>.

OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Focos da Aprendizagem Docente: Um Estudo com Professores de Química Ex-Bolsistas do PIBID. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 75–95, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p75>.

JÚNIOR, A. G. M.; BOAS, A. C. V.; PASSOS, M. M. RPG pedagógico como ferramenta alternativa para o ensino de Física no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 372–403, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n2p372>.

CRISTIANE, F.; BROIETTI, D. Caracterizando Questões de Química em Processos Avaliativos de Larga Escala: Uma Análise Comparativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 105–133, 2017. Disponível em: <https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2739>.

FEJOLO, T. B.; PASSOS, M. M. A Socialização Dos Saberes Docentes: a Comunicação E a Formação Profissional No Contexto Do Pibid/Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 103–126, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/390>.

ARRUDA, S. D. M.; BENÍCIO, M. A.; PASSOS, M. M. Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 1–21, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4457>.

ARAÚJO, R. N. DE et al. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do PIBID. Acta Scientiae, v. 19, n. 4, p. 601–618, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3037>.

VICENTIN, F. R.; MARINE. Objeto de aprendizagem como recurso da lousa digital na exploração de frações. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 1, n. 2, p. 53–71, 2017. Disponível em: <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1211>.

ASSAI, N. D. DE S.; ARRIGO, V.; ARRUDA, S. D. M. Percepções de licenciandos em Química sobre a Educação a Distância: reflexões e propostas. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 1, p. 80–97, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6740>.

NORA, P. DOS S.; BROIETTI, F. C. D. Um estudo das questões de Ciências do PISA: analisando os conceitos transversais. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, p. 60–78, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991>.

PIRATELO, M. V. M. et al. As relações epistêmicas com os saberes docentes em sala de aula em um PIBID/Física. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, p. 165–181, 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/recm/article/view/3968>.

PASSOS, A. M.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. D. M. Uma análise das ações do professor em uma sala de aula em que estão presentes estudantes com deficiência visual. Ciência & Educação, v. 23, n. 2, p. 541–556, 2017. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/2510/251051215016/>.

DIAS, M. P. et al. Relações com o ensinar e as categorias de ação do professor de Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 7, n. 2, p. 66–75, 2017. Disponível em: <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/144/133>.

2016____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello; DARTORA, Tatiany Mottin ; ARRUDA, Sergio de Mello ; FEJOLO, Thomas Barbosa . Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 148-181, 2016. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613

SANTOS, Maria Aparecida da Conceição dos ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; Viscovini, Ronaldo Celso . Geração de imagens animadas GIF com o Mathematica®: Simulações didáticas de ondas eletromagnéticas e polarização da luz. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. 1502-1-1502-2, 2016. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000100602

Viscovini, Ronaldo Celso ; SABINO, Ana Cláudia ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Programa Focus: praticidade na análise dos dados. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 11-23, 2016. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3010

PASSOS, Marinez Meneghello; MAISTRO, V. I. A. ; ARRUDA, Sergio de Mello . A relação com a docência no estágio supervisionado do curso em Ciências Biológicas. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 14, p. 99-127, 2016. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/794

Ortiz, Etiane ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a Escolha pela Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 14, p. 55-70, 2016. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/802

MARTIN, George Francisco Santiago ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello. O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 46-61, 2016. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/25

STANZANI, Enio de Lorena ; OBARA, Cassia Emi ; PASSOS, Marinez Meneghello . Uma análise da formação inicial e continuada de professores no pibid/química da Universidade Estadual de Londrina. Revista Ciências & Idéias, v. 7, p. 102-126, 2016. http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/393

SOUZA, M. C. C. ; BROIETTI, Fabiele C. Dias ; PASSOS, Marinez Meneghello . Percepções de estudantes de Química acerca do ensinar e do aprender. Acta Scientiae (ULBRA), v. 18, p. 145-165, 2016. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1659

HERMANN, W. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, E. S. da ; ARRUDA, Sergio de Mello . As percepções de estudantes de uma licenciatura em Matemática a respeito dos processos formativos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 237-256, 2016. http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1233

PIRATELO, M. V. M. ; TEIXEIRA, L. A. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; OBARA, Cassia Emi . Relações Pessoais com o Saber sob a Perspectiva do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Física no PIBID. Revista Acta Scientiae, v. 18, p. 735-755, 2016. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1823

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Saberes docentes e axiologia: os valores no processo de formação inicial de professores. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 21, p. 514-537, 2016. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4287

ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; PEDRO, Clelder Luis . O Facebook pode ajudar a aprender. Neuroeducação, v. 8, p. 60-64, 2016.

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A Não Neutralidade Axiológica do Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, p. 499-520, 2016. https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2835

2015____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. A relação com o saber na sala de aula. IX Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. Mesa-redonda Relação com o Saber e o Ensino de Ciências e Matemática. Aracaju-SE, 18 de setembro de 2015.http://educonse.com.br/ixcoloquio/arruda_passos2.pdf 

MACHADO, Elaine da Silva; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; MAISTRO, Virginia Iara de Andrade. Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v.8, p. 71-86, 2015. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973

PEDRO, Clelder Luiz ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello .Aprendizagem científica no facebook. Alexandria (UFSC), v. 8, p. 3-19, 2015. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p3

TEIXEIRA, Lilian Aparecida ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, v. 21, p. 525-541, 2015. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n2/1516-7313-ciedu-21-02-0525.pdf

ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Andrade, Edelaine Cristina de ; Piratelo, Marcus Vinicius Martinez . Aprendizagem científica no trabalho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 32, p. 263, 2015. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n1p263

LIMA, João Paulo Camargo de ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Döhl, Viviane Vanessa . Aprofundando a compreensão da aprendizagem docente. Ciência & Educação, v. 21, p. 869-891, 2015. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132015000400006&script=sci_abstract

PASSOS, Angela Meneghello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise das teses produzidas no Brasil entre 2001 e 2011. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05, p. 87-110, 2015. http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/183

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Os focos da aprendizagem docente (FAD) como valores gerais para a formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 15-34, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/57

LUCAS, L. B. ; PASSOS, Marinez Meneghello . Filosofia dos valores: uma compreensão histórico-epistemológica da ciência axiológica. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 20, p. 123-160, 2015. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3200

BROIETTI, Fabiele C. Dias ; Santin Filho, Ourides ; PASSOS, Marinez Meneghello . Uma análise da temática avaliação em Química em artigos de revistas da área de ensino no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 10, p. 42-54, 2015. https://issuu.com/atomoealinea/docs/rebeq_v10_n2

BALLESTERO, Henrique Cesar Estevan ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . O aprendizado da sintaxe da linguagem Física. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 1-20, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/20/5

Ortiz, Etiane ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . Investigando o que estudantes do curso de Ciências biológicas pensam a respeito da História da Ciência. Contexto & Educação, v. 30, p. 117-137, 2015. https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3216

PASSOS, Angela Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . Análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 84-115, 2015. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/30

2014____________________________________________

CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello. A autoscopia e o desenvolvimento da autonomia docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 10, n. 20, p. 80-100, 2014 http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2300/2534

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; LABURÚ, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. ; BATISTA, Irinéa de Loudes . Um Equipamento Demonstrativo De Levitação Magnética De Uma Bobina Com Automatização Adaptada Aos Museus De Ciência E Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 31, p. 78-97, 2014.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n1p78

Piratelo, Marcus Vinicius Martinez ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 31, p. 493-517, 2014.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n3p493

Lucas, Lucken Bueno ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Sérgio de Mello Arruda .Axiologia e o processo de formação inicial de professores de biologia. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 645-665, 2014.

http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID347/v18_n3_a2013.pdf

Ramos, Fernanda Peres ; SILVA, Marcos Rodrigues da ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . Evidências no discurso acadêmico sobre o Projeto Genoma Humano: entre o discurso epistemológico e a apropriação de uma abordagem social. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, p. 373-394, 2014.

http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4829568

Conti, Regina Paula ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: À LUZ DE UM NOVO INSTRUMENTO DE ANÁLISE. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 04, p. 183-208, 2014.

http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/197

BROIETTI, Fabiele C. Dias ; Santin Filho, Ourides ; PASSOS, Marinez Meneghello .Mapeamento da produção científica brasileira a respeito do ENEM (1998-2011). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 233-260, 2014.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.pucpr.br%2Freol%2Findex.php%2Fdialogo%3Fdd99%3Dpdf%26dd1%3D12618&ei=RbUtVYyHHuTksASc64DYDQ&usg=AFQjCNE54H4Mp6ZFUUEi_BQmIva3gWP0yQ&sig2=M-5xSzN6h2EhfGxiNpYogQ

2013____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; ANDRADE, Edelaine Cristina ; ARRUDA, Sergio de Mello . Uma educação geométrica apresentada no Boletim Gepem (1976-2010). Boletim GEPEM (Online), v. 62, p. 135-152, 2013.

http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=1098

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; ALMEIDA, Amarildo Ramos ; ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes ; ARRUDA, Sergio de Mello . Convergência e divergência de raios de luz por lentes e espelhos: um equipamento para ambientes planejados de educação informal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 427-439, 2013. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p427

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; ARRUDA, Sergio de Mello ; LABURÚ, Carlos Eduardo ; BUENO, Eliana Aparecida Silicz . Pêndulo De Wilberforce: Uma Proposta De Montagem Para Ambientes Educativos Informais E Laboratórios Didáticos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 409-426, 2013.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p409

SILVA, Marcos Rodrigues da ; PASSOS, Marinez Meneghello ; VILAS BOAS, A. . A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo. Ciência & Educação, v. 19, p. 599-616, 2013.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132013000300007&script=sci_abstract&tlng=pt

BROIETTI, Fabiele C. Dias ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Santin Filho, Ourides ; SOUZA, J. N. . ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO DESLOCAR O EQUILÍBRIO PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 15, p. 217-233, 2013.http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/1343/1343

VILAS BOAS, A. ; SILVA, Marcos Rodrigues da ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA: DEBATES E CONSENSOS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 287-322, 2013.https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p287

PASSOS, Angela Meneghello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . A Educação Matemática Inclusiva no Brasil: uma análise baseada em artigos publicados em revistas de Educação Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 1-22, 2013.http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbect/article/view/1516

FEJOLO, Thomas Barbosa ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . APRENDIZAGEM CIENTÍFICA INFORMAL NO PIBID: IDENTIFICANDO E INTERPRETANDO OS FOCOS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 628-649, 2013.https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/2175-7941.2013v30n3p628/25606

MORYAMA, N. ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello .Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 191-210, 2013.http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2013/11/Nayara.pdf

2012____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello . DA PSICANÁLISE AO ENSINO DE CIÊNCIAS: O DESEJO DO DOCENTE E O PROFESSOR COMO UM LUGAR . Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 69-80, 2012.http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251022206005

SILVA, André Gustavo Oliveira da ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SALVI, Rosana Figueiredo . O que pensam sobre o erro matemático estudantes do terceiro ano do Ensino Médio?. Boletim GEPEM, v. 60, p. 1-23, 2012.http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=article&op=view&path%5B%5D=646

STANZANI, Enio de Lorena ; PASSOS, Marinez Meneghello ; BROIETTI, Fabiele C. Dias . OS OBJETIVOS DO PIBID: INCENTIVO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.. Química Nova na Escola (Impresso), v. 34, p. 210-219,2012.https://www.google.com.br/url?a=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fqnesc.sbq.org.br%2Fonline%2Fqnesc34_4%2F07-PIBID-68-12.pdf&ei=NQAhU_XNKpHLkAe5oYCACw&usg=AFQjCNELttSo2hI2deja7rjIjI6ukEdlfQ&sig2=4IGWN5SDAu-BZY1GfYTY7g&bvm=bv.62922401,d.eW0

RAMOS, Fernanda Peres ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVA, Marcos Rodrigues da . Os acontecimentos pós-genômicos: formações discursivas em ambientes informais. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 406-430, 2012.http://connection.ebscohost.com/c/articles/85850351/os-acontecimentos-p-s-gen-micos-forma-es-discursivas-em-ambientes-informais

TORTOLA, E. ; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de ; PASSOS, Marinez Meneghello .OS REGISTROS DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR À LUZ DE UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO. Perspectivas da Educação Matemática, v. 5, p. 31-44, 2012.

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; ALVES, Denis Rogério Sanches . A educação não formal no Brasil: seus objetivos e metodologias de coleta de dados (1979-2008). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 131-150, 2012.http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/325

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes ; ARRUDA, Sergio de Mello . Demonstrações em Óptica Geométrica: uma proposta de montagem para ambientes de educação não-formal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 1188-1199, 2012.https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n3p1188

2011____________________________________________

ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto ; ARRUDA, Sergio de Mello . A Relação do Estagiário Consigo Mesmo Enquanto Futuro Professor de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, p. 98-117, 2011.

PASSOS, Marinez Meneghello ; OLIVEIRA, Bruno Kerber ; SALVI, Rosana Figueiredo . As Questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM : um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educação Matemática Pesquisa (Impresso), v. 13, p. 313-335, 2011.http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6113

2010____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . OS SENTIDOS SOBRE O PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO EM 15 ANOS DE ZETETIKÉ: 1993-2007. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 51-108, 2010.http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2811

BACCON, Ana Lucia Pereira ; ARRUDA, S. M. . Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado.Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 16, p. 507-524, 2010.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.redalyc.org%2Fpdf%2F2510%2F251019456001.pdf&ei=TA4hU4WAKMfLkAe7sYCACA&usg=AFQjCNF4iRuyIOqy5eqqK-1MStE4liwxbQ&sig2=itjGfsALe0ft7drAsTW5uw

PASSOS, Angela Meneghello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello . O CAMPO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ARTIGOS DE REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 15 (1), p. 219-255, 2010.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2Fienci%2Fartigos%2FArtigo_ID235%2Fv15_n1_a2010.pdf&ei=DwEhU6naI5CrkAflo4CIDg&usg=AFQjCNHMDQEBVCiyDjYvQ3r2iS4eVe2VNQ&sig2=_E10g_rtnd-sykpEG4ROdw&bvm=bv.62922401,d.eW0

BALLESTERO, Henrique Cesar Estevan ; ARRUDA, S. M. . Avaliação formativa em um curso introdutório de mecânica clássica: um estudo de caso. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, p. 168-185, 2010. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Freec.uvigo.es%2Fvolumenes%2Fvolumen9%2FART10_VOL9_N1.pdf&ei=zw0hU_xUzMyQB_m1gIgG&usg=AFQjCNG_4tV5bnjXnUXeZ5w5B_zV40lanw&sig2=2PXuQOLeQoEVFgyK1eRd-A

Fregolente, Alexandre ; PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello .A Ciência em Peças como proposta de divulgação científica. Boletim Museu Histórico de Londrina, v. 2, p. 12-17, 2010.http://pt.scribd.com/doc/185003158/Fregolente-e-Outros-Ixenseciencias

Rogério Sanches Alves, Denis ; PASSOS, Marinez Meneghello ; de Mello Arruda, Sergio . A educação não formal em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil (1979-2008). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 3, p. 16-40, 2010.http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbect/article/view/623

KLEIN, A. E. ; ARRUDA, Sergio de Mello ; PASSOS, Marinez Meneghello ; Zapparoli, Ferdinando Vinicius Domenes . OS SENTIDOS DA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA: UMA ANÁLISE COM BASE NA RELAÇÃO COM O SABER. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 10, p. 37-54, 2010.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.relea.ufscar.br%2Fnum10%2FRELEA_A3_n10.pdf&ei=VwEhU-GzEMSzkAesmYHADg&usg=AFQjCNGa5xomTn97JUwC5jEUutQZzYralw&sig2=sGf9R3sWz21YDfIjlAhKDg&bvm=bv.62922401,d.eW0

2009____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . A formação do professor e seus sentidos em 23 anos do Bolema: 1985-2007. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 1, p. 209-236, 2009.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2Fienci%2Fartigos%2FArtigo_ID235%2Fv15_n1_a2010.pdf&ei=swEhU7PZEpHfkQeUtIGoBg&usg=AFQjCNHMDQEBVCiyDjYvQ3r2iS4eVe2VNQ&sig2=ZpsY7rP4UQpGKhV5R6khxg&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . AS CONCEPÇÕES SOBRE O PROFESSOR EM 32 ANOS DE BOLETIM GEPEM: 1976 2007. Boletim GEPEM, v. 53, p. 93-119, 2009.http://www.zentralblatt-math.org/matheduc/en/?q=au:Nardi,+R*

2008____________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello .Análises preliminares de revistas da área de educação matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 19-37, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0CGgQFjAH&url=http%3A%2F%2Frevistas.utfpr.edu.br%2Fpg%2Findex.php%2Frbect%2Farticle%2FviewFile%2F230%2F202&ei=gQIhU9qtGo6OkAf5q4CYBg&usg=AFQjCNGTMXNnIeQVRiL3J39Sfih86nONZQ&sig2=sfYZKwOyPrq7eChnk8JW4g&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; Prins, Simone Aparecida ; CARVALHO, Marcelo Alves de . ‘Memórias’: um metodologia de coleta de dados – dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-18, 2008.http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/58

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello .Análises preliminares de revistas da área de educação matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 19-37, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Frevistas.utfpr.edu.br%2Fpg%2Findex.php%2Frbect%2Farticle%2FviewFile%2F230%2F202&ei=UwMhU5i9M8ndkQebw4C4DA&usg=AFQjCNGTMXNnIeQVRiL3J39Sfih86nONZQ&sig2=HHx2OfcOqHPEXJCQLV5DzQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, Roberto ; ARRUDA, Sergio de Mello . O campo formação de professores em revistas brasileiras da área de educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, p. 41-92, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0CEAQFjAC&url=http%3A%2F%2Frevistas.pucsp.br%2Findex.php%2Femp%2Farticle%2Fdownload%2F1644%2F1060&ei=jQMhU5i0NYeekQf56ICgAQ&usg=AFQjCNH-AxhjmIDoWVkdm6V1foZuSnwX5w&sig2=CwfGSZEzExiHV83EMIF2FQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

Verona, Matheus Fabricio ; Mori, Horácio ; ARRUDA, S. M. . RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-20, 2008.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.portal.fae.ufmg.br%2Fseer%2Findex.php%2Fensaio%2Farticle%2FviewFile%2F151%2F630&ei=FA8hU-emG4O0kQfZ-IGgAw&usg=AFQjCNHn3ElQXreg2Fy7UrodzSgUvewjZQ&sig2=Y98pjta_-xj44TK8PK1oNw

BARROS, Marcelo Alves ; Vivian, Nancí Miksza ; ARRUDA, S. M. ; COSTA, Luciano Gonsalves ; LABURÚ, Carlos Eduardo . Dinámica Discursiva de una Profesora de Ciencias en una Clase sobre Conocimiento Físico. Revista de Enseñanza de la Física, v. 21, p. 43-57, 2008.

http://biblat.unam.mx/pt/revista/revista-de-ensenanza-de-la-fisica/articulo/dinamica-discursiva-de-una-profesora-de-ciencias-en-una-clase-sobre-conocimiento-fisico

2007____________________________________________

ARRUDA, S. M. ; BACCON, Ana Lucia Pereira . O PROFESSOR COMO UM LUGAR : UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 9, p. 1-20, 2007. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/123

2006____________________________________________

ARRUDA, Sergio de Mello ; CARVALHO, Marcelo Alves de ; PASSOS, Marinez Meneghello ; SILVEIRA., F. L. . DADOS COMPARATIVOS SOBRE A EVASÃO EM FÍSICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: 1996 A 2004. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, p. 000-021, 2006.http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/dados-comparativos-evasão-em-fisica-matematica-quimica-biologia-da-universidade/id/57915912.html

BARROS, Marcelo Alves ; ARRUDA, S. M. ; LABURÚ, Carlos Eduardo ; BATISTA, Michel Corci ; SILVA, Andréia Itami da . Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 8, p. 1-14, 2006. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/111

2005___________________________________________

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; UENO, Michele Hidemi ; GUIZELINI, Alessandra ; MARTINS, João Batista . O pensamento convergente, o pensamento divergente e a formação de professores de Ciências e Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianóipolis, v. 22, n.2, p. 220-239, 2005.https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufsc.br%2Findex.php%2Ffisica%2Farticle%2Fdownload%2F6386%2F13269&ei=NwQhU7yzBYi2kAeii4GwCA&usg=AFQjCNEuzLno-OjTtzC0qts5fJ0tq2Hxtg&sig2=0Sd0Jz8mslgqXxZI46qHpQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

PASSOS, Marinez Meneghello ; ARRUDA, Sergio de Mello ; MARTINS, João Batista . Ser professor de matemática: escolhas, caminhos, desejos.. Ciência e Educação (UNESP), v. 3, p. 471-482, 2005.http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251019515010


GUIZELINI, Alessandra
 ; ARRUDA, S. M. ; CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de ; LABURÚ, Carlos Eduardo . O gostar de Matemática: em busca de uma interpretação psicanalítica. Bolema (Rio Claro), Rio Claro., v. 23, p. 23-40, 2005.

http://www2.rc.unesp.br/bolema/?q=bolema/23

2004_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; VILLANI, Alberto ; UENO, Michele Hidemi ; DIAS, Valéria Silva . Da aprendizagem significativa à aprendizagem satisfatória na educação em ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n.2, p. 192-221, 2004. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6432

VILLANI, Alberto ; ARRUDA, S. M. ; BARROS, Marcelo Alves . Impasses na Sala de Aula de Ciências: a Psicanálise Pode Auxiliar?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, p. 31-44, 2004. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Frevistas.if.usp.br%2Frbpec%2Farticle%2Fdownload%2F141%2F126&ei=8xIhU9yRNIjTkQfy4oHQDg&usg=AFQjCNG66u5zLcBIEVBzhxnl-AKlOpq-PA&sig2=yyD0OhxtzOrx67whtW1Z9A&bvm=bv.62922401,d.eW0

LABURÚ, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . A construção de uma bobina de Tesla para uso em demonstrações na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n.Especial, p. 217-226, 2004.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10008

ARRUDA, S. M. ; TOGINHO FILHO, Dari de Oliveira . Laboratório Caseiro de Física Moderna. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n.Especial, p. 390-394, 2004. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10028

2003_________________________________________
VILLANI, Alberto ; SANTANA, D. A. ; ARRUDA, S. M. . Perfil subjetivo: estudos de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n.3, p. 336-371, 2003. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6529

LABURÚ, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. ; NARDI, Roberto . Pluralismo metodológico para o Ensino de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 9, n.2, p. 247-260, 2003. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDYQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Fciedu%2Fv9n2%2F07.pdf&ei=gRMhU9i1Co_rkQe-14GgCQ&usg=AFQjCNGW9FxpkOyD9syGjucnTYBn4IYAfA&sig2=Jb47Qf6X6mIc9ouLdVjBDQ&bvm=bv.62922401,d.eW0

ARRUDA, S. M. ; UENO, Michele Hidemi . Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de Física da Universidade Estadual de Londrina:algumas reflexôes. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 9, n.2, p. 159-175, 2003.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Fciedu%2Fv9n2%2F02.pdf&ei=qhMhU-wG0OuRB5j-gPAC&usg=AFQjCNE5kOqJyWjQTutuq9ABl8qP-0yjTQ&sig2=_d0_Iy-cuGTxUaOc89MiAg&bvm=bv.62922401,d.eW0

2002____________________________________________

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . Reflexões críticas sobre as estratégias instrucionais construtivistas na educação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 24, n.4, p. 477-488, 2002. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172002000400015&script=sci_arttext

2001____________________________________________


 ARRUDA, S. M. ; SILVA, Marcos Rodrigues ; LABURU, Carlos Eduardo . Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS), Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 1-12, 2001. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2Fienci%2Fartigos%2FArtigo_ID70%2Fv6_n1_a2001.pdf&ei=5hMhU4mWNcKAkQfK8YCoDA&usg=AFQjCNHSm0dcZI1N3gFuQCBwvWLfKgTLNA&sig2=IFlDbMl1Wg1zPeXlERH6IA&bvm=bv.62922401,d.eW0

1998_________________________________________

VILLANI, Alberto ; ARRUDA, S. M. . Special Theory of Relativity, Conceptual Change and History of Science. Science & Education (Dordrecht), Amsterdam, v. 7, n.1, p. 85-100, 1998. http://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1008609018266

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . Um instrumento pedagógico para situações de controvérsia e conflito cognitivo. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 20, n.3, p. 259-269, 1998. http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n1/v8_n1_a1.htm

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. ; NARDI, R. . Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, Brasil, v. 5, n.2, p. 23-38, 1998. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200003

1997_________________________________________

VILLANI, Alberto ; ARRUDA, S. M. . Special Theory of Relativity

ARRUDA, S. M. . A capacitação de professores em serviço da Renop entre 1991-1997: um balanço. Cadernos Renop, Londrina, v. 4, p. 61-65, 1997.

1996_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; VILLANI, Alberto . Sobre as origens da Relatividade Especial: relações entre quanta e relatividade em 1905. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n.1, p. 32-47, 1996.

ARRUDA, S. M. ; LABURU, Carlos Eduardo . Considerações sobre a função do experimento no ensino de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), UNESP. Bauru, v. 3, p. 14-24, 1996. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200003&lng=en&nrm=iso

1995________________________________________

ARRUDA, S. M. ; VILLANI, Alberto . Mudança conceitual no ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 11, n.2, p. 88-99, 1995.

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=cbef&cod=_mudancaconceitualnoensin

1993_________________________________________

ARRUDA, S. M. . Metáforas na Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n.1, p. 25-37, 1993.

1992_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; NARDI, R. . Planejamento de curso através da técnica de resolução de problemas: um exemplo. Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. 10, n.2, p. 237-240, 1992.

ARRUDA, S. M. ; NARDI, Roberto . Planejamento de curso através da resolução de problemas: um exemplo. Cadernos Renop, Londrina, v. 1, p. 32-39, 1992.

1991_________________________________________

ARRUDA, S. M. ; TOGINHO FILHO, Dari de Oliveira . Laboratório caseiro de Física Moderna. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 8, n.3, p. 232-236, 1991.

LABURU, Carlos Eduardo ; ARRUDA, S. M. . A construção da bobina de Tesla para demonstrações em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 8, n.1, p. 64-75, 1991.

1979_________________________________________

JURAITS, K. R. ; TANNOUS, A. ; JURAITS, E. R. M. ; ARRUDA, S. M. . Movimento de projétil: um equipamento para o laboratório de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 1, n.2, p. 3, 1979.