TESES
1. ARRUDA, Sergio de Mello. Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de física do ensino médio. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Alberto Villani. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-05032002-132057/pt-br.php
2. PASSOS, Marinez Meneghello. O professor de matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bibliográfica em periódicos na área de educação matemática no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estual Paulista. Orientador: Prof. Dr. Roberto Nardi. http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102016
3. BACCON, Ana Lúcia Pereira. Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo. 2011. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000165959
4. MAISTRO, Virginia Iara de Andrade. Formação inicial: o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de ciências biológicas. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178998
5. CARVALHO, Marcelo Alves. Um modelo para a interpretação da supervisão no contexto de um subprojeto de Física do PIBID. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184196
6. OHIRA, Márcio Akio. Formação inicial e perfil docente: um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184197
7. LARGO, Vanessa. O PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de Matemática. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000185182
8. DIAS, Fabiele Cristiane. O ENEM, o vestibular e o ensino de química : o caso da Universidade Estadual de Londrina. 2013. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá). Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho. http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000211313
9. BALLESTERO, Henrique Cesar Estevan. Aprendizagem significativa da linguagem física em um curso de introdução à mecânica clássica no ensino superior. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000191262
10. PASSOS, Angela Meneghello. Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189853
11. LUCAS, Lucken Bueno. Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000191246
12. ANDRADE, Edelaine Cristina de. Um estudo das ações de professores de matemática em sala de aula. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206236
13. CARVALHO, Diego Fogaça. O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa : caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206558
14. MARTIN, George Francisco Santiago. Caracterização do interesse pela docência em estudantes participantes do pibid nos cursos de ciências naturais. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208348
15. ARAÚJO, Roberta Negrão de. A Formação da Identidade Docente no Contexto do PIBID: Um Estudo à Luz das Relações com o Saber. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000213562
16. ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes. A aprendizagem de astronomia em redes sociais. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemátic)- Universidae Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000115486
17. PIRATELO, Marcus Vinicius Martinez. 2018. Um estudo sobre as ações docentes de professores e monitores em um ambiente integrado de 1° ciclo em Portugal. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/PIRATELO-Marcus-Vinicius-Martinez1.pdf
18. LIMA, João Marcos Machuca de. As interações em sala de aula: uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/LIMA-Joao-Marcos-Machuca-de-1.pdf
19. TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em Portugal. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218446
20. CASTRO, Luciana Paula Vieira de. O WhatsApp como ambiente de aprendizagem em Ciências e Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000221021
21. BENICIO, Marily Aparecida. Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219866
22. PORTUGAL, Khalil Oliveira. Os focos do ensino científico: um instrumento para analisar o ensino de ciências. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219567
23. SOUZA, Miriam Cristina Covre de. Dimensões relacionadas da docência proporcionadas a estudantes da Licenciatura em Química da UEL. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223769
24. HERMANN, Wellington. O conceito de relação vinculado à expressão “relação com o saber”: propriedades e características. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/HERMANN-Wellington.pdf
25. ORTIZ, Etiane. A analogia entre a Seleção Artificial e a Seleção Natural de Darwin nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Marcos Rodrigues. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/ORTIZ-Etiane-1.pdf
26. FILGUEIRA, Sergio Silva. Diálogos de ensino e aprendizagem e Ação Docente: inter-relações em aulas de Ciências com atividades experimentais. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/FILGUEIRA-Sergio-Silva.pdf
27. MACIEL, Felippe Guimarães. O estágio supervisionado e as relações com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Felippe-Guimaraes-Maciel.pdf
28. LEVANDOVSKI, Ana Rita. A Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas: uma análise do Projeto Pedagógico de Curso a partir da Matriz do Saber. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
29. SANTOS, Ronan Santana dos. Um estudo sobre as ações docentes em sala de aula em um curso de licenciatura em Química. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/SANTOS-Ronan-Santana-dos-Tese.pdf
30. BERGOLD, Arthur William de Brito. Um Instrumento para Análise Qualitativa do discurso dos docentes a respeito da Avaliação. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/BERGOLD-Arthur-William-de-Brito-Tese.pdf
31. ASSAI, Natany Dayani de Souza. Um estudo das ações pretendidas e executadas por licenciandos em Química no Estágio Supervisionado. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/ASSAI-Natany-Dayani-de-Souza-Tese.pdf
32. SOUZA, Luiza Gabriela Razêra de. Autonomia performativa em um cenário escolar: relatos de si e subjetividades. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Coorientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/SOUZA-Luiza-Gabriela-Razera-de-Tese.pdf
33. MACHADO, Elaine da Silva. Autonomia do aprendiz de ciências sob as perspectivas da relação com o saber e das configurações de aprendizagem. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Elaine-da-Silva-Machado.pdf
34. CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke. Mapeamento da percepção do sistema metacognitivo na aprendizagem em Física: um estudo dos relatos de estudantes do Ensino Médio. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Nancy-Nazareth-Gatzke-Correa.pdf
35. OBARA, Cássia Emi. Um estudo sobre ações docentes de residentes do programa de residência pedagógica de um curso de Licenciatura em Química. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
36. CORRÊA, Hugo Emmanuel da Rosa. Controvérsias, Actantes e Atuações: um estudo do processo de transição para a flexibilização curricular. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Hugo-Emmanuel-da-Rosa-Correa.pdf
37. MARRONE JÚNIOR, Jayme. A dinâmica das controvérsias na transformação de um Projeto Pedagógico de Curso: um estudo à luz da teoria ator-rede. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Jayme-Marrone-Junior.pdf
38. RIBAS, Jeferson Ferreti. Produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de ciências do PISA: um olhar para conhecimentos e práticas científicas. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti.
39. HACHIYA, Jefferson Sussumu de Aguiar. Um estudo a respeito das características da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
40. SOUZA, Andriele Coraiola de. Um estudo das ações de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas experimentais. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
41. RHEA, Vanessa Cristina. Ações docentes remotas de professores que ensinam Matemática no Ensino Superior. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
42. VICENTIN, Fabio Roberto. Ações docentes e discentes em aulas de Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
43. DIAS, Mariana Passos. Ações docentes e discentes em aulas de Matemática no Ensino Fundamental: uma abordagem a partir do campo da Formação de Professores. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/09/Tese-Mariana-Passos-Dias-2022.pdf
44. ALVES, Dayanne da Silva. Uma representação para a sala de aula baseada na Teoria Ator-Rede. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.
45. MULANA, Gabriel Mulalia. Ações Docentes com características avaliativas em aulas de Matemática no Ensino Secundário Geral moçambicano. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.
DISSERTAÇÕES
1. ARRUDA, Sergio de Mello. Mudança conceitual na Teoria da Relatividade Especial. 1994. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Modalidades Física, Química e Biologia) – Universidade de São Paulo. Orientador: Alberto Villani. http://educim.com.br/wp-content/uploads/2019/07/dissertacaoSergioMelloArruda.pdf
2. PASSOS, Marinez Meneghello. O ser professor de matemática e a reconstrução da subjetividade : estudo realizado com alunos do 1º ano do curso de matemática da Universidade Estadual de Londrina. 2004. Dissertação (Mestrado em Educaçao) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. João Batista Martins. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000100034
3. UENO, Michele Hidemi. A tensão essencial na formação do professor de física: entre o pensamento convergente e o pensamento divergente. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/UENO-Michele-Hidemi.pdf
4. SANTOS, Cláudio José. Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/SANTOS-Claudio-Jose.pdf
5. GUIZELINI, Alessandra. Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de matemática, química e biologia. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/GUIZELINI-Alessandra.pdf
6. CHIARATO, Maria Antonia L. Monteiro. Aprendendo matemática à distância: a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/CHIARATO-Maria-Antonia-Leite-Monteiro.pdf
7. ZAPPAROLI, Ferdinando Vinicius Domenes. Um Estudo sobre a Função do Técnico de Laboratório Didático de Ciências. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/ZAPPAROLI-Ferdinando-Vinicius-Domenes1.pdf
8. BACCON, Ana Lúcia Pereira. O professor como um lugar: um modelo para a análise da regência de classe. 2005. Dissertação ( Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/BACON-Ana-Lucia.pdf
9. LOPES, Francisca Michelli. A identificação e a construção da identidade docente na formação inicial de professores de Biologia. 2007. Dissertação ( Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/LOPES-Francisca-Michelli.pdf
10. ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto. A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática. 2007. Dissertação ( Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/ANTUNES-Francieli-Cristina-Agostinetto.pdf
11. MELLO, Eliana de. A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em Biologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/MELLO-Eliana-de.pdf
12. FAGÁ, Maria Valéria N. C. Torna-se e manter-se professor: algumas questões subjetivas. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/FAGA-Maria-Valeria-Negreiros-Cesar.pdf
13. CARVALHO, Marcelo Alves. Um estudo sobre a inserção de atividades em educação não formal na disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Física da Universidade Estadual de Londrina. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/CARVALHO-Marcelo-Alves.pdf
14. BALLESTERO, Henrique C. Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/BALLESTERO-Henrique-Cesar-Estevan.pdf
15. KLEIN, Alberto Eduardo. Os sentidos da observação astronômica: Uma análise a partir da relação com o saber. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/KLEIN-Alberto-Eduardo.pdf
16. PASSOS, Angela Meneghello. Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/PASSOS-Angela-Meneghello.pdf
17. ALVES, Dênis Rogério S. Um estudo sobre a Educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1979-2008). 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/ALVES-Denis-Rogerio-Sanches.pdf
18. ANDRADE, Edelaine Cristina de. Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração . 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/ANDRADE-Edelaine-Cristina-de.pdf
19. FREGOLENTE, Alexandre. O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000177449
20. VILAS-BOAS, Anderson. A natureza da ciência no ensino de ciências conforme artigos publicados em periódicos nacionais e o seu ensino por meio de narrativas históricas. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Profª. Drª. Marcos Rodrigues da Silva. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000177960
21. FOGAÇA, Diego Carvalho. O estágio curricular supervisionado e a decisão do licenciado em querer ser professor de matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/CARVALHO-Diego-Fogaca.pdf
22. ELIAS, Rodrigo Cesar. Implicações do sistema blocado na ação didática do professor de física. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184889
23. FEJOLO, Thomas Barbosa. A formação do professor de Física no contexto do PIBID: os saberes e as relações. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000183056
24. SILVA, Leandro Chagas da. Expressões faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/SILVA-Leandro-Chagas-da.pdf
25. PIRATELO, Marcus Vinícius Martinez. Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL : licenciatura em física. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187794
26. MORYAMA, Nayara. Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/MORYAMA-Nayara.pdf
27. TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Tornando-se pesquisadores: um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/TEIXEIRA-Lilian-Aparecida.pdf
28. PEDRO, Clelder Luiz. Sites de redes sociais como ambiente informal de aprendizagem científica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/PEDRO-Clelder-Luiz.pdf
29. CONTI, Regina Paula de. A Educação Ambiental nos cursos de formação inicial de professores: invstigações à luz de um novo instrumento de análise. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/CONTI-Regina-Paula-de.pdf
30. PORTUGAL, Khalil Oliveira. O YouTube como uma configuração para o ensino e a aprendizagem de ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198058
31. ORTIZ, Etiane. História da ciência no ensino de biologia: virtudes e dificuldades da contextualização histórica do episódio da dupla hélice do DNA. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198876
32. MACHADO, Elaine Da Silva. Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3×3. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000206238
33. OBARA, Cassia Emi. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000207239
34. VICENTIN, Fabio Roberto. A lousa digital e a aprendizagem do professor que ensina matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000211449
35. CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke. Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000211450
36. FERREIRA, Any Caroline. Formação de Professores de Química: Publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Coorientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000214883
37. NORA, Paulo dos Santos. As dimensões da aprendizagem científica em questões do PISA que abordam conteúdos químicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000214748
38. LEAL, Luana Pires Vida. A presença de elementos da pós-modernidade na execução do projeto pedagógico de uma instituição escolar à luz da pedagogia por projetos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Coorientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000217710
39. RIBAS, Jeferson Ferreti. A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química. 2018. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000217707
40. DIAS, Mariana Passos. As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000217592
41. CORAIOLA, Andriele Felicio. Formação inicial em Química e aulas experimentais: um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/SOUZA-Andriele-Coraiola-de.pdf
42. CARVALHO, Wilson. Estudo da intervenção do professor formador nas ações dos licenciandos em Química. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Coorientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226283
43. OLIVEIRA, Andressa Cordeiro de. Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Coorientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225504
44. LOPES, Alex Stéfano. Permanência e Evasão no curso de licenciatura em Química: um estudo à luz da matriz do estudante. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2021/08/LOPES-Alex-Stefano.pdf
45. RISSI, Debora Regina da Silva. Uma proposta de organização do Ensino de Química para o Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos.
46. LEITE, Danieli Aparecida Cristina. O Design Thinking no Ensino Jurídico: percepções de estudantes de um curso de Direito e de professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas-4-turma-2019-2020/17718-danieli-aparecida-cristina-leite-1/file
47. BORGES, Larissa Caroline Da Silva. Um estudo das ações docentes em aulas de Química no Ensino Médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/03/BORGES-Larissa-Caroline-da-Silva-Dissertacao.pdf
48. TURKE, Nathália Hernandes. Um estudo das ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/um-estudo-das-acoes-docentes-em-aulas-de-ciencias-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental-divulgacao-em-02-09-2022/
49. RAMOS, Luara Wesley Candeu. Programa Residência Pedagógica (PRP): Um Estudo sobre a Formação Docente de Química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/09/Dissertacao-Luara-Wesley-Candeu-Ramos-2021.pdf
50. COSTA, Sandro Lucas Reis. Práticas Científicas no Ensino de Ciências: características, compreensões e contextos das publicações. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Sandro-Lucas-Reis-Costa.pdf
51. BORTOLOCI, Naiara Briega. Um estudo das Ações Docentes em aulas de Ciências no nono ano do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Naiara-Briega-Bortoloci.pdf
52. LOURENÇO, Geovana Caldeira. Um estudo das ações docentes relacionadas ao uso de recursos didáticos em aulas da Licenciatura em Ciências Biológicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Geovana-Caldeira-Lourenco.pdf
53. DANQUI, Amanda Carolina Mikos. A Teoria Ator-Rede e o Ensino de Ciências no Brasil: uma revisão sistemática dos artigos publicados nos últimos 20 anos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/09/Dissertacao-Carolina-Mikos-Dangui-2022.pdf
54. PÁDULA, Cirlene Gonçalves. Educação Física Na Escola: o que dizem os documentos e os professores sobre a Luta/Esgrima?. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda. https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas-5-turma-2020-2021/21427-cirlene-goncalves-padula/file
55. VALENTE, Letícia Juliane. A docência em tempos de pandemia: um estudo acerca do que dizem professores das áreas de ciências e matemática da educação básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.
56. ALBANO, Mara Sílvia Henares. A evasão no curso de Formação de Docentes em nível médio, na modalidade normal em um município do Norte do Paraná. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-defendidas-5-turma-2020-2021/22062-mara-silvia-henares-albano/file
57. MOREIRA, Ana Paula. Aprendizagem docente em grupos: percepções de futuros professores de matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos. https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/09/Dissertacao-Ana-Paula-Moreira-2022.pdf
58. CARDOSO, Franciane. Focos da Aprendizagem Remota: uma análise da Aprendizagem Discente em uma disciplina do PECEM/UEL. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda.